quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Quatorze filmes históricos para pensar.

1- O nome da rosa: Baseado no livro Umberto Eco, este filme é muito interessante, pois mostra como era a igreja e por extensão o mundo medieval no período conhecido como baixa idade média, além disso, tem como pano de fundo a luta entre Imperador Ludovico da bavieira e o papa João XXII, também mostra a origem daquilo que mais tarde chamariamos de crise do século XIV.
2- Artur: este filme é uma produção inglesa, esta foi muito feliz na produção desta obra cinematográfica, pois espurgou todo o caráter mágico que existe em torno da lenda de Artur, mostrou com maestria os últimos resquiscios de dominação romana, a influência da igreja católica, o conflito com as religiões locais e principalmente as lutas entre as tribos bárbaras na alta idade média.
3- Gladiador: este filme é excelente para termos uma idéia de como era o império romano, ambientado no início do baixo império durante o fim do governo de Marco Aurélio o filósofo e o início do governo de seu filho Cômodo mostra como funcionava o senado romano, a luta pelo poder, o início da pressão bárbara nas fronteiras e claro as lutas de gladiadores.
4- 300 de Esparta: Filme muito interessante, pois fala da cidade que tinha o melhor exército grego do antiguidade, além de mostra como era uma cidade estado grega, suas instituições, além do filme está ambientado no período das guerras greco - pérsicas(médicas) que foi o divisor de águas na história grega.
5- A morte do rei: este filme mostra a luta na Inglaterra pelo fim do absolutismo aonde puritanos liderados por Oliver Crowell conseguem derrubar o monarca absoluto inglês, este filme retrata o momento da tomada do poder na Inglaterra por parte da burguesia inglesa. excelente filme.
6- O conde de monte cristo: este filme mostra como a Europa pós - napoleônica desenvolveu -se dentro do capitalismo, baseado na França mostra tanto o aburguesamento da aristocracia quanto a aceitação aristocrática de elementos não nobres nos círculos sociais. imperdível.
7- Círculo de fogo: Neste filme poderemos analisar os efeitos da guerra no lado russo, ele é ambientado na batalha de Stalingrado, batalha esta que mudou os rumos da segunda guerra mundial. execelente filme.
8- Resgate do soldado Ryan: este filme mostra o lado ocidental da guerra é ambientado no período do desembarque da Normandia na França dominada pelos nazistas, ilustra bem como foi a guerra no ocidente e como os soldados e a população viviam a guerra. ótimo filme.
9- A queda: mostra a destruição e a derrota do reich alemão na 2ª G.M, além disto mostra toda agonia das pessoas que acreditavam no nazismo e como a crença numa ideologia pode levar a atitudes irracionais. imperdível.
10- Olga: filme baseado na biografia de Olga Benário Prestes mostra a militância socialista no mundo no início do século XX, além disso mostra a perseguição aos socialista após a crise de 29, retrata a mal sucedida intentona comunista de 35, o governo Vargas antes do estado novo em 37, a perseguição nazista aos judeus, comunistas e etc, também mostra os campos de concentração. filme muito ilustrativo. bom filme.
11- Diário de motocicleta: filme que retrata a vida de Che Guevarra, mostra todo o desenvolvimento intelectual,humanístico do médico que iria se tornar símbolo da revolução na América latina. bom filme.
12- Batismo de sangue: Filme que retrata a vida de frei Tito perseguido durante a ditadura militar, além disto mostra como funcionava a repressão durante o governo militar no Brasil, com certeza um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. Imperdivel.
13- Fomos heróis: filme de Mel Gibson retrata o início do conflito no Vietnan mostrando toda crueldade da guerra e o conflito pessoal dos soldados que setavam lutando no front, deixa claro como uma questão que era francesa tomou proporções inimagináveis. imperdivel.
14- Fantasmas de Abul Grabi: Filme relata toda crueldade da guerra do Iraque comandada por Bush e seus cawboys do pentágono, mostra o tratamento desumano que é dado aos prisioneiros de guerra, além de todo caráter falacioso e sujo do conflito desencadeado pelo presidente americano. imperdível.

Nenhum comentário: